quinta-feira, 16 de maio de 2013

Parque Potycabana é inaugurado e ganhará passarela ligando Avenidas Marechal a Cajuína



Com show da banda baiana Parangolé, o governador Wilson Martins (PSB) inaugurou a ampliação e reforma do Parque Potycabana.



Ele anunciou que será construída uma passarela ligando, sobre o rio Poti, as Avenidas Marechal Castelo Branco e Cajuína.
Todos os secretários estaduais e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) participaram da inauguração da reforma e ampliação do Parque Potycabana.











A área de 46 mil metros quadrados ficou fechada por quatro anos, e reabre nesta quinta-feira (16) após ampla reforma iniciada em 2012.
Ficou para trás o parque aquático construído na década de 80, no governo de Alberto Silva, e começa a funcionar um espaço destinado ao esporte e lazer, com duas quadras poliesportivas, duas de badminton, duas de futebol de areia, uma de tênis, campo de futebol society, uma pista de skate, pista de caminhada, quiosque para venda de artesanato, mesas de jogos, lanchonete, restaurantes e vestuários.



Para o governador Wilson Martins, a população terá acesso a um espaço de diversão com “segurança absoluta”.
“ Os visitantes que desejarem visitar a Nova Potycabana terá toda a segurança garantida. Quem quiser fazer caminhada, não terá com que se preocupar. O parque ficará aberto das 05h00 às 0h00, tudo na maior tranquilidade. Este é um espaço que foi reformado visando o conforto e bem estar da família”, disse o governador Wilson Martins.
Wilson Martins anunciou que será construída uma passarela, com cerca de seis metros de largura, ligando as Avenidas Marechal Castelo Banco e Cajuína, com o objetivo de facilitar o acesso aos shoppings e a Nova Potycabana.
“A Nova Potycabana é um sonho realizado. O meu maior desejo é ter sabedoria, força e saúde para continuar transformando em realidade os sonhos do povo do Piauí”, disse o governador r Wilson Martins.



Ele destacou o novo conceito do parque e as várias opções de lazer que a Nova Potycabana traz após a sua completa reestruturação. “Com tantas praças, oito quadras esportivas e pistas para caminhada e ciclismo, a Nova Potycabana é sem dúvida o melhor espaço da capital para praticar esportes e se encontrar com os amigos”, ressalta Wilson.
Outro ponto destacado pelo governador foi o reforço na segurança do parque, o que garantirá o acesso tranquilo dos visitantes e usuários durante a noite. “A Nova Potycabana vai funcionar durante toda a semana, abrindo às 5h da manhã e fechando às 22h, por isso teremos uma segurança permanente. O projeto foi pensado para toda a família”, afirmou Wilson Martins.



Para comprovar a qualidade do projeto, Wilson Martins aproveitou a visita e deu uma volta em toda a pista de ciclismo, acompanhado pelo esportista profissional e praticante de triathlon, Laécio Calafel, de 32 anos, que aprovou a ciclovia. “A pista está muito boa em todos os aspectos. O asfalto está perfeito para a prática do ciclismo de passeio que é o deve ser praticado aqui. Até no escoamento de água pensaram que é uma das coisas mais perigosas na prática deste esporte”, falou.
Além de ciclistas, estiveram presentes na inauguração, um grupo de skatistas piauienses e também de outros estados como Aracaju, Ceará e Maranhão. Weverton Rocha, 18 anos, natural de Fortaleza, veio especialmente conhecer a pista de skate da Nova Potycabana. “A pista está muito boa, os obstáculos estão adequados e o material usado na construção dela é o melhor, evitando muitos acidentes”, afirma.





Alisson Rosendo, 23 anos, também aprovou a pista. “O piso está perfeito, ele não machuca muito, isso ajuda demais na hora das quedas”, disse.





Com 46 mil metros quadrados de área, o Novo Parque Potycabana oferecerá toda uma estrutura pronta para receber os visitantes e desportistas da capital. São 36 mesas de jogos de tabuleiro, um restaurante, um vestiário, três quiosques, um espaço para artesanato, uma lanchonete, duas guaritas, seis entradas/saídas, um prédio administrativo, dois palcos, uma praça, 117 bancos, 31 postes altos, 131 postes baixos, 100 lixeiros, com irrigação automatizada em todo o parque.







Entre os equipamentos do setor esportivo do parque, constam oito quadras esportivas, sendo duas de badminton, duas poliesportivas, duas de futebol/vôlei de areia, uma de futebol society e outra de tênis, Também há duas pistas, uma de ciclismo e outra para caminhada, com 1.500 metros, cada.
O parque também investiu em segurança e arborização. A área verde passou de 7 mil metros quadrados para 15 mil metros quadrados. A conectividade estará garantida com três pontos de wi-fi, com capacidade total de acesso à internet simultâneo para 600 pessoas.
A solenidade de inauguração teve a participação da banda da Polícia Militar seguido por campeonatos esportivos (badminton, skate e tênis de mesa), demonstração de ciclismo, apresentações circenses e exposições. O encerramento foi com o show da banda Parangolé.
Mais de 20 mil pessoas participaram da inauguração.